sábado, 27 de outubro de 2007

QUANDO A UTOPIA BATE AS PORTAS DA REALIDADE! GESR UM SONHO VEROSSÍMIL!



Aos companheiros que lutaram, lado a lado, em torno das conquistas que rondavam meramente nosso imaginário, agora começam a se revelar perante aos nossos olhos. Resultados de embates e devaneios de um curso revigorado, que há pouco tempo pareciam distantes, hoje são palpáveis e merecem ser comemorados. O GESR (Grupo de Estudos de Sensoriamento Remoto) caminha para fazer parte destas conquistas, algo imaginado sob numa mesa de bar por três alunos. Utopia e realidade no âmbito da Geografia da Universidade de Taubaté!

Antes do ato de planejar nossas metas, todos nós vislumbramos os nossos anseios por meio da imaginação, criando utopias coletivas ou individuais e quando atingimos alguns desses passos rumo ao nosso objetivo maior ganhamos a possessão parcelada do direito de imaginar esta utopia transformar-se em realidade.

Coloco desta forma o ato de vislumbrar, pois fora desta exata forma que fomos ganhando posses de nossas utopias no curso de Geografia, em particular, uma utopia coletiva que imaginamos no primeiro ano do curso de Geografia em 2005, onde Regiane, Evandro e eu mesmo, sonhamos na fundação de uma empresa-júnior de geotecnologias no Departamento de Ciências Sociais e Letras. Conforme pude adentrar no movimento estudantil procurei de todas as formas colocar em pauta esta minha idéia, primeiramente na chapa onde concorremos ao CA de Ciências Sociais e Letras, com um plano extremamente abrangente, inclusive com a possibilidade de estabilização desta minha proposta com a Chapa “Nova Organização Acadêmica”, se fosse vencedora do pleito, mas seu plano não se concretizou por conta da derrota no âmbito democrático. No ano seguinte Regiane e Evandro deixaram o curso e restara a tarefa de levar em frente esta utopia, planejava fazê-lo por meio do próximo pleito ao CA de CSL, que não ocorrera por motivos “obscuros”, então me engajara no movimento pró-DA de Geografia.

Dentro deste movimento, não me esquecera jamais da utopia, agregando mais pessoas e buscando a medida do possível orientação com professores, para construir coletivamente este sonho. Com a concepção do Diretório Acadêmico Geográfico, este sonho tornou-se verossímil, não mais como empresa-júnior, mas como o GESR que poderá futuramente servir de suporte não somente para nosso ideal de empresa-júnior, mas de outros alunos que sonham fazer o mesmo em outras áreas de conhecimento.

Demonstramos de forma aferrada por diversas vezes que não desistiríamos de nossos ideais e os sustentamos, mesmo quando éramos colocados diante de obstáculos que nos pareciam intransponíveis, mas lutamos coletivamente, sonhamos e nos seguramos em alguns poucos fios de esperança para vê-los idealizados.

Hoje nossas utopias batem as nossas portas, revelando a realidade de nossos anseios, para tanto é necessário sempre mobilizar os nossos companheiros e expor os objetivos de forma precisa. O GESR será a base que deixarei em conjunto com companheiros que me ajudarão a construir este novo trabalho.

Vamos nos dedicar com o máximo de empenho ao GESR e ajudar na concepção de outros Grupos de Estudos, que vêem para melhorar nossas condições de estudo e levantar a bandeira de nosso curso de Geografia, tanto para âmbito interno quanto para divulgação “além universidade”, demonstrando a capacidade dos profissionais formados por esta instituição.

Vamos à luta companheiros!

Bruno L. Emidio

Nenhum comentário: