As turmas do curso de Geografia rechaçaram o professor “Pinochet” de Geografia do Brasil sem pestanejar devido as suas atitudes imorais, antiéticas e desrespeitosas na condução de aulas. De tal forma a ponto de mobilizar as turmas de Geografia em torno de sua remoção, algo até então inusitado, para defesa de um curso onde sempre alunos e professores puderam dialogar livremente, e agora ameaçadas por atitudes mesquinhas e insensatas. Dissemos então nesta última semana: “Tchau Professor Pinochet!”.
Nesta última semana, devido aos boicotes das turmas de Geografia, principalmente dos primeiros e segundos anos e ao abaixo-assinado que mobilizou as turmas do curso sob uma posição majoritária para sua remoção, o Professor “Pinochet Sapucaiu” deixou provisoriamente a cadeira de Geografia do Brasil, antes ocupada pelos ilustres professores Prado e René.
Sem dúvida, uma vitória em prol da melhoria do curso e demarcar posição perante a instituição UNITAU que não basta colocar um professor em sala para garantia de uma educação de qualidade, pois necessitamos compromisso do corpo docente para com o curso, como há com diversos professores de nosso curso. O “Pinochet Sacupaiu”, jamais demonstrou qualquer identificação com o nosso curso, fizera “terrorismo psicológico” ao ameaçar de exame muitos alunos, numa tentativa frustrada em se manter a frente da cadeira de Geografia do Brasil por meio do medo, algo somente empregado por verdadeiros ditadores.
Sua queda tornou-se inevitável à medida que os alunos não se deixaram dominar pelo sentimento propagado pelo “Pinochet Sapucaíu”, a resposta dada pelo Profº Joel Abdala e peça Reitora da UNITAU foi recebida com entusiasmo imenso. Mas é necessário uma mobilização prol do rebaixamento da atitude de suspensão para remoção imediata deste docente.
Para tanto o Diretório Acadêmico de Geografia decidiu na ultima reunião (10/10/2007, quarta-feira) de forma unânime dar suporte ao movimento que pede a remoção do professor. Aos alunos que temiam quaisquer viradas de mesa, o DA de Geografia garante a frente do movimento a demarcação de posição e assume as conseqüências de quaisquer atitudes tomadas até então e posteriores que peçam sua saída.
Dissemos em bom tom nossa posição, somos a favor de professores que venham contribuir de forma significativa com a nossa formação, incentivando a pesquisa e a discussão positiva no cerne do curso de Geografia e com seus alunos, mas somos contra as atitudes incitadas por este docente, que se portou como ditador e que fora deposto como tal!
Para tanto devemos constituir uma posição contrária ao seu restabelecimento até o final do ano e porventura sua continuidade para o próximo ano em nosso curso.
Bruno L. Emidio
Nenhum comentário:
Postar um comentário