quinta-feira, 5 de julho de 2007

A Geografia - UNITAU neste primeiro semestre de 2007 - Soberania, Conquistas e Desafios


A Geografia neste primeiro semestre de 2007 - Soberania, Conquistas e Desafios

O início de 2007 foi avassalador para o Departamento de Ciências Sociais e Letras, onde o curso de Geografia da Universidade de Taubaté revolucionou com um modo de atuação independente e capaz de se auto-promover com eventos, sem a necessidade de intervenção do autoritário CA de CSL, onde alunos, professores e chefia do departamento atuaram de forma sincronizada, lançando desafios para o segundo semestre, que poderá marcar profundamente o curso e os alunos sob uma nova bandeira e novos ideais e rumos.

Neste início de 2007, os desafios para o curso de Geografia da Universidade de Taubaté estavam latentes, extremamente ávidos, era necessário que o curso de organiza-se de forma independente, pois mais uma vez, o Centro Acadêmico se encontrava sob tutela da mesma gestão impotente e autoritária que levou ao fracasso na gestão de 2006 e manchando a imagem dos cursos de nosso departamento. A Geografia lançou seus projetos sob a força estudantil e de seus empenhados mestres para melhoramento da imagem do curso frente a chefia do departamento e a comunidade taubateana.

O CA de CSL tentou boicotar de todas as formas os planos de independência e autonomia do curso de Geografia, frente ao DCE, frente à chefia do departamento e até mesmo frente aos próprios alunos, mas conseguiram falhar de forma cabal, ao tentar fazê-lo, pois sua desmoralização era tanta em relação a todos que tentaram se manifestarem que foi dada ao curso de Geografia a oportunidade para uma ruptura do modelo vigente.

O curso conseguiu organizar palestras, trazer patrocínios, organizar um grupo com poder de ratificar as eleições internas, conseguir sua autonomia perante as políticas despóticas do CA de CSL reconhecida frente à UNITAU, ao DCE, a UEE, e a chefia do departamento. Vencemos as barreiras impostas pelo CA de CSL, que hoje observam o emergir do DA de Geografia como uma ameaça a sua já enfraquecida supremacia, o seu medo é refletido em seu "jornaleco" que coloca em dúvida a força do movimento e da própria coordenação do DA de Geografia, este medo é o da desfragmentação do CA em vários DA's e a perda da hegemonia que conquistaram com a supressão da democracia e dos grupos de oposição no departamento.

O curso de Geografia em seus primeiro semestre estremeceu as bases do Departamento de Ciências Sociais e Letras em um amplo movimento que envolveu um conjunto de estudantes em ponto de ebulição e sedentos por melhoras estruturais. Estudantes que não deixaram sua força em mero caráter potencial, passando a agir sob as bandeiras da democratização, da independência e da inovação. A revolução democrática será confirmada em agosto com a chegada do pleito supremo, onde confirmará de forma absoluta o sentimento de libertação do curso e dos alunos.

O segundo semestre também nos remete a importantes desafios, o primeiro com o qual nós provavelmente enfrentaremos será a organização da semana do departamento onde o curso terá mais uma oportunidade para mostrar sua força em relação às pesquisas desenvolvidas durante todo o ano, organizar palestras novamente de forma independente que realmente sejam do interesse do curso. O segundo desafio é demonstrar sua capacidade para articular em meio ao turbilhão oposicionista e derrotista do CA de CSL, que tentará abortar a alternativa geográfica como forma de demonstrar a impossibilidade de montar um DA independente. O terceiro desafio é a confirmação da parceria entre professores, alunos e chefia do departamento em uma força mobilizadora indissolúvel.

A Soberania exige que tenhamos responsabilidades maiores para resultar em maiores conquistas, conquistas requerem que tenhamos ousadia para enfrentar os novos desafios que tanto são esperados quanto os inesperados para garantia de uma gestão com a cara do curso de geografia.

Convocamos os alunos da Geografia da Universidade de Taubaté construir um D.A. mobilizador e soberano para um curso independente e também para demonstrar aos demais cursos que fazer o mesmo é possível.

domingo, 1 de julho de 2007

Aos colegas do curso Geografia - UNITAU

O Doumentário "Muito Além do Cidadão Kane" fala sobre a influência da Rede Globo na vida política e social do Brasil, coloco disponível para utilização do DVD para discussão em forma de mesa redonda entre os alunos.

Para quem estiver com tempo e quiser se adiantar em relação a discussão já o coloquei disponível via YOUTUBE.

Valeu!!!

Bruno L. Emidio

Muito Além do Cidadão Kane - Parte 4

Muito Além do Cidadão Kane - Parte 3

Muito Além do Cidadão Kane - Parte 2

Muito Além do Cidadão Kane (parte 1) - Doc. sobre a Rede Globo.